SEXTA, 06/11/2020, 15:38

Inscrições para PSS da rede estadual de ensino começam nesta segunda

Apesar de questionamentos da APP-Sindicato, quem faz parte do grupo de risco vai poder participar da seleção e até ser classificado, mas só será chamado quando houver vacina e a pandemia acabar

As inscrições para o novo Processo Seletivo Simplificado de professores para a Rede Estadual de Ensino começam às 10h desta segunda-feira, 9, e vão até às 18h do dia 23 de novembro. Inicialmente, conforme edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no dia 29, as inscrições abririam nesta sexta (6), mas devido a ajustes no sistema o início foi adiado para esta segunda (9).

 

O edital abre 4 mil vagas, e segundo a SEED, com grande possibilidade de ampliação da contratação dos temporários para 2021. O processo seletivo desse ano vai ter novidades este ano, com a prova de conhecimento na área em que o candidato pretende atuar.

 

A prova de títulos e o tempo de serviço, assim com em anos anteriores Ccntinuam valendo e também vão fazer parte do processo seletivo. Já a prova de redação e a banca, estão fora este ano do PSS. A decisão foi tomada após discussão com a categoria.

 

Para participar, os candidatos devem pagar uma taxa que varia de R$ 60,00 (para uma disciplina) a R$ 105,00 (para duas). Cada candidato pode se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação, mas pode optar por até dois municípios. Além de poder escolher uma ou duas disciplinas.

 

As provas serão realizadas nas cidades-sede dos Núcleos Regionais no dia 13 de dezembro, e segundo a Secretaria com normas rígidas de prevenção à Covid, a partir de protocolos estabelecidos pela empresa que organiza o processo seletivo, além de orientações da Sesa.

 

Para facilitar a inscrição, a SEED pede que o candidato cadastre seus documentos no ambiente virtual, o que vai permitir anexar os títulos. Valem os diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado, e eles vão representar até 40 pontos. A prova de títulos também compreende o tempo de serviço, cada ano de magistério conta 3 pontos, com máximo de 21 pontos, dentro dos 40 totais.

Parte dos profissionais selecionados vai substituir professores do grupo de risco da Covid-19 que não podem atuar presencialmente. Apesar dos questionamentos da APP-Sindicato ao edital do PSS, quem faz parte do grupo de risco vai poder participar da seleção e será classificado, mas só poderá ser chamado quando a vacina chegar e a pandemia acabar. Para a entidade, o critério é injusto com os candidatos com mais de 60 anos ou que têm doenças pré-existentes.

A inscrição deve ser feita no www.cebraspe.org.br/concursos/seed_pr_20_professor.

Comentários