TERCA, 08/11/2016, 18:39

INSS já notificou 810 pessoas para revisar benefícios por incapacidade

A Previdência Social orienta os aposentados a atualizarem o endereço de casa para receber a convocação pelos Correios. 

810 segurados de Londrina e região já receberam a notificação da Previdência Social. O todo, no Paraná, serão convocados, 4203 beneficiários de auxílio-doença que têm até 39 anos de idade e mais de dois anos de benefício sem passar por exame pericial. Os beneficiários de auxílio-doença concedidos por decisão judicial foram os primeiros convocados para a realização de novo exame de perícia médica no processo de revisão que começou em setembro, no INSS.

A convocação está sendo realizada por carta e, por isso, é essencial que todos os segurados que já recebam este benefício, há mais de dois anos, mantenham os endereços atualizados junto ao INSS. Essa atualização pode ser feita pelo telefone, por meio do número 135 ou na página www.previdencia.gov.br. É necessário ter em mãos o número do benefício, o número do CPF e o endereço onde mora com o CEP.

Segundo dados da assessoria de imprensa da INSS, em todo o Brasil, quase 21 mil perícias já foram realizadas, gerando uma economia de R$ 220 milhões para o Fundo da Previdência. Desses, 16.782 pessoas perderam o benefício, 304 tiveram o benefício transformado em auxilio acidente. 954 foram encaminhadas de volta ao trabalho. Outras 1289 tiveram o benefício transformado para aposentadoria por invalidez. 1520 pessoas podem ter o benefício cortado e terão que passar por uma nova perícia. 954 voltam ao trabalho, mas em outra função na empresa.

O INSS informa que, por lei, a revisão dos benefícios por incapacidade concedidos judicialmente deve ocorrer a cada seis meses. A orientação é que as pessoas que se enquadram nesse grupo aguardem o chamamento em casa. Os documentos que comprovam a incapacidade de trabalhar também devem ser organizados para facilitar a nova perícia.

Por Claudia Lima

Comentários