SEGUNDA, 17/01/2022, 07:05

INSS suspende perícias do benefício por incapacidade, o antigo auxílio-doença

Medida vale para os agendamentos feitos a partir de 12 de janeiro e procedimentos ficam para o segundo semestre.

O anúncio foi feito no fim da semana passada pelo INSS, que em conjunto com a Perícia Médica Federal do Ministério do Trabalho e Previdência, decidiu suspender, temporariamente, a realização das perícias médicas do chamado Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade, o antigo auxílio-doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, a suspensão vale para os agendamentos marcados desde o dia 12 de janeiro. A portaria com a medida foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira.

A reportagem da CBN entrou em contato com a gerência Regional do INSS, que informou que de 13 a 19 de janeiro eram, apenas em Londrina, 71 agendamentos para o benefício por incapacidade.

A advogada Silvia Gazda, especializada em Direito Previdenciário, afirma que as perícias suspensas nessa operação pente fino do Instituto serão remarcadas para o segundo semestre.

Ela diz ainda que os grandes prejudicados nessa história são os segurados que protocolaram o pedido do benefício e não chegaram a receber ou que já estavam com o pagamento suspenso.

Segundo Silvia Gazda, em todo o país, 85 mil segurados do INSS foram convocados para o pente-fino do benefício por incapacidade.

A advogada diz que existe a expectativa de que o Instituto lance, em breve, um projeto piloto de teleatendimento e que ainda há muitas dúvidas sobre o andamento de outros tipos de perícias.

O INSS informou que vai comunicar todos os segurados sobre a nova data da perícia a ser realizada.

Comentários