SEGUNDA, 02/04/2018, 06:10

Instituto de Pesos e Medidas divulga balanço da Operação Páscoa 2018 em todo o Paraná

Operação foi realizada em 150 pontos de venda e fabricantes e verificou quase 2.700 unidades de produtos em exames de laboratórios.

Em todo o estado foram 28 autos de infração por diferenças na quantidade indicada do produto e por irregularidades formais na embalagem. A Operação, que começou no início de dezembro, só foi finalizada na última quarta-feira, 28 de março.

Segundo o presidente do Ipem Paraná, Oliveira Filho, a operação deste ano começou pela visita de agentes do Instituto aos fabricantes, antes mesmo dos produtos serem colocados à venda.

O objetivo foi garantir produtos dentro dos padrões e normas estabelecidas pelo Inmetro. Durante a ação, os fiscais pesaram ovos e chocolates de diferentes marcas e pescados congelados. Também foram checadas as descrições de embalagem, indicação de faixa etária para ovos com brindes, orientações de uso, e a impressão do selo do Inmetro para os brinquedos.

Entre os produtos com algum tipo de irregularidade, os chocolates apresentaram diferenças fora dos padrões legais. No caso dos pescados, a diferença média foi de até 120g, em embalagem do produto com 800g.

Também foram reprovados produtos como bacalhau, bombons de chocolate recheado, filé de tilápia congelado, camarão congelado, peixe manjuba salgado, ovos de Páscoa, entre outros.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar a defesa ao órgão. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Além da sede do IPEM em Curitiba, a Operação foi realizada pelas Regionais de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava.

Comentários