SEGUNDA, 19/03/2018, 06:20

Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza produtos de Páscoa

O órgão verifica se o peso apontado na embalagem condiz com o conteúdo de itens como ovos de chocolate, unidades de colomba pascal e pescados de diversas marcas.

O Instituto de Pesos e Medidas – Ipem de Londrina está fiscalizando produtos sazonais de Páscoa desde o final de janeiro desse ano.

Ovos de chocolate, colombas pascoais e pescados de diversas marcas foram retirados de supermercados para análise em laboratório. Lá é verificado se o peso apontado na embalagem condiz com o conteúdo.

De acordo com o gerente regional do Ipem, Marcelo Trautwein, esse ano a análise das mercadorias suspeitas foram levadas no laboratório do órgão com antecedência, a fase agora é de notificar as empresas para acompanhamento da perícia.

Caso tenha produtos com peso menor do que esta na embalagem a empresa pode ser multada principalmente se for reincidente. As multas variam de R$ 100 a R$ 1 milhão.

A orientação é, que os consumidores observem os pescados, muitas vezes são congelados com água superior ao que determina o Inmetro, o máximo deve ser 1% do total do peso da mercadoria. Já nos ovos de chocolate os brinquedos também pesam e é preciso ficar atendo ao que diz a embalagem sobre o peso do chocolate.

A prova final pode ser feita pelo próprio consumidor em uma balança da loja ou mercado. O peso deve ser sempre superior ao da embalagem, caso não seja maior há indícios de irregularidades.  

Trautwein alega surpresa nas ações desse ano, principalmente quanto aos pescados. Ele revela que as mercadorias têm permanecido dentro do limite de tolerância de peso. Ou seja, menos produtos vão ser periciados em laboratório.

A população pode ajudar na fiscalização caso suspeitem de irregularidades basta levar o produto até uma balança do próprio mercado e se verificar que existe diferença do peso que está na embalagem é só ligar na ouvidoria do órgão no  0800 645 0102.

Por Bruno Carraro

Comentários