QUINTA, 24/11/2016, 19:08

Intenção de Consumo do paranaense tem pequeno crescimento em novembro

Para a Fecomércio, números ainda não podem ser comemorados pelo comércio varejista.

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses, divulgada pela Fecomércio, registrou 89,8 pontos em novembro. O número revela uma evolução com relação ao mês de outubro de pouco mais de 1%. Mas em relação a novembro do ano passado, houve uma queda de 2,8%. Para Priscila Takata, coordenadora de pesquisa da Fecomércio, existe um começo de reação na intenção de consumo das pessoas, mas ainda não é possível comemorar.

No Brasil, a pesquisa revelou uma intenção de consumo em novembro mais baixa que a do Paraná e ficou em 74%, um crescimento de 0,5% na comparação com outubro. Para a coordenadora de pesquisas da Fecomércio, a expectativa para o Natal existe, mas pra ela resta saber se será pior ou melhor do que o do ano passado.

Segundo Priscila Takata, as pesquisas mostram que, para 2017, o comércio pode esperar uma melhora nas vendas.

A coordenadora de pesquisa da Fecomércio afirma que outro destaque da pesquisa ficou para as famílias com renda acima de 10 salários mínimos. No caso dessas famílias, a intenção de consumo foi de 95,5%. O ideal é que o indicador esteja acima de 100 pontos para que a intenção de consumo seja considerada positiva.

Comentários