TERCA, 26/03/2019, 18:06

Intenção de consumo dos paranaenses se mantém acima da média nacional

Apesar de redução em março, indicador cresce quase 2% em relação ao ano passado.

O Indicador de Intenção de Consumo das Famílias elaborado pela Confederação Nacional do Comércio e divulgado pela Fecomércio paranaense registrou em março uma alta de 1,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com fevereiro, quando o indicador teve o melhor resultado mensal desde março de 2015, a redução foi de 1,5%.

A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, diz que o aumento de quase 2% da intenção de consumo em relação ao ano passado teve como principais fatores a perspectiva de consumo, o nível de consumo atual e a segurança no emprego.

O índice paranaense se manteve acima da média nacional, apesar da alta no país de pouco mais de 11% em relação a 2018. A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio diz que o consumidor paranaense tem a característica de ser um bom pagador e opta por quitar as dívidas antes de fazer novos débitos.

Priscila Andrade ressalta que a redução de 1,5% na intenção de consumo em relação a fevereiro já era esperada, já que após os dois primeiros meses do ano com uma série de despesas extras, do carnaval e das férias, as pessoas tendem a retrair o consumo em março. Uma espécie de freio de arrumação no orçamento de casa.

A pesquisa mostrou ainda que a intenção de consumo foi maior nas famílias de renda mais alta, muito por conta da oferta de crédito maior nessa faixa. Destaque para a compra de bens duráveis.

Os pontos de maior diferença entre as classes econômicas, além da compra de bens duráveis, foram o nível de consumo atual e a perspectiva de consumo, os dois com pontuação mais elevada nas famílias de maior poder aquisitivo.

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