SEXTA, 30/08/2019, 19:08

Intenção de consumo sobe 9% no Paraná em agosto

Após cinco quedas consecutivas, indicador mostra sinais de recuperação com possibilidade de saque do FGTS e das contas do PIS/Pasep.

Depois de quedas consecutivas por cinco meses, o indicador de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses dá sinais de recuperação. O índice, apurado pela Confederação Nacional do Comércio e divulgado pela Fecomércio, subiu 9% em agosto. Dos 98 pontos registrados em julho, a menor pontuação desde setembro de 2017, o índice passou para 107 pontos este mês.

O diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalem, explica que a possibilidade de saque do FGTS, que começa a ser depositado em setembro, e das contas do PIS/Pasep aumentaram o otimismo das famílias e também ampliaram a perspectiva de consumo do comércio para o segundo semestre.

O diretor da Fecomércio afirma ainda que de todos os subindicadores da pesquisa, a perspectiva de consumo, teve o maior crescimento, com alta de mais de 21% em agosto.

Mas, a pesquisa também revela a insatisfação dos paranaenses quanto à perspectiva profissional e ficou distante dos 100 pontos, a chamada zona de indiferença, e marcou 77 pontos em agosto, com queda de 1% em relação a julho.

Segundo Rosalem, resultado da dificuldade que a economia ainda sente em gerar novas vagas formais de emprego.

Os indicadores nacionais de intenção de consumo das famílias apresentaram crescimento de menos de 2% em agosto, o que, valoriza ainda mais o resultado paranaense e indica a retomada da confiança dos consumidores do estado.

Comentários