SEGUNDA, 01/10/2018, 18:50

Interessados em aposentadoria por tempo de serviço que já estão com idade e tempo de contribuição prevista na lei tem três meses para darem entrada

Caso contrário, vão ter que ficar mais um ano contribuindo para terem direito de pontuação máxima.

Quem tem interesse em se aposentar com a somatória de 100% tem três meses para seguir a aposentadoria por tempo de contribuição com pontuação máxima 85/95.

De acordo com o advogado, especialista em direito previdenciário, André Siqueira, o contribuinte do INSS homem com 35 anos de contribuição e 60 anos de idade e a mulher com 30 anos de contribuição e 55 de idade, podem ter o direito a aposentadoria integral até o final desse ano.

Já no ano que vem a pontuação aumenta, são 86/96 pontos, o que significa que a mulher tem que ter 56 anos de idade e o homem tem que ter 61 anos.

O advogado explica que a somatório dos 100% não significa que o aposentado vai receber o salário integral que ele recebia quando trabalhava. O cálculo é feito com a somatória dos salários bases dele dos últimos anos de contribuição que é calculado em média 80% do valor total.

Os trabalhadores que querem aproveitar o tempo de serviço e estão perto de atingir a pontuação devem ficar atentos e buscarem informações sobre a melhor hora para dar entrada na aposentadoria.

Por Bruno Carraro

Comentários