QUINTA, 14/11/2019, 10:43

IPEM e Inmetro realizam operação para fiscalização produtos elétricos de beleza

No Paraná, foram apreendidos seis produtos com irregularidades.

A equipe do Instituto Estadual de Pesos e Medidas (IPEM-PR) fiscalizou 1.897 itens, com apreensão de seis produtos, em 156 ações em todo o estado. O objetivo da operação especial “Que Beleza” é coibir a venda de produtos elétricos fora do padrão de segurança, determinado por normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nesses casos, os estabelecimentos comerciais são notificados por suspeita de irregularidades e tem um prazo de 10 dias para apresentar as notas fiscais comprovando a origem do produto. A multa pode chegar a R$ 1,5 milhão.

 

Segundo informações do IPEM-PR, os agentes inspecionaram aparelhos como barbeador elétrico, chapa térmica elétrica (alisadora, chapinha e prancha), depilador elétrico, ferro elétrico de enrolar cabelo, máquina elétrica de corte de cabelo, secador elétrico de cabelo e secador elétrico de mãos/unhas. Aproveitando a ocasião, os fiscais também verificaram se os aparelhos possuem plugues que seguem o padrão brasileiro.

 

O selo do Inmetro é importante, segundo o IPEM, porque certifica que o produto foi inspecionado, o que garante a segurança de quem utiliza. Por isso, a recomendação é que, na hora de comprar, o consumidor fique atento a presença do selo e exija a nota fiscal.

 

Teve fiscalização em Londrina também, mas o gerente Marcelo Trautwein não quis gravar entrevista. Segundo ele, não tinha os dados em mãos por ser feriado estadual e os números estarem no sistema do Ipem, que não abriu nesta quinta-feira.

 

Mais informações ou denúncia pelo telefone do IPEM, que é o 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h.

Por Claudia Lima

Comentários