SEXTA, 18/01/2019, 11:01

Ipem recolhe 16 artigos de material escolar para inspeção em Londrina

Fiscalização, realizada até agora em 14 estabelecimentos, também encontrou indícios de erro em três produtos. Orientação é para que pai ou responsável fique atento

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná iniciou nesta semana em Londrina a fiscalização de artigos de material escolar. O objetivo é garantir aos pais ou responsáveis, que saem às compras nesta época, produtos corretos, dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro e pelo Código de Defesa do Consumidor. Até agora, os fiscais do Ipem visitaram 14 estabelecimentos na cidade. Neles, foram verificados cerca de 150 produtos diferentes e recolhidos 16 pra inspeção nos laboratórios do instituto. A fiscalização também constatou indícios de erro em três artigos: giz, lápis de cor e cola que, segundo a análise preliminar, apresentavam uma quantidade menor do que a estipulada nas embalagens.

A verificação destes e dos outros 16 artigos recolhidos de forma aleatória vão ser realizadas na próxima semana com a presença dos fabricantes. O gerente do Ipem em Londrina, Marcelo Trautwein, destaca que só assim vai ser possível garantir que todas as regras e normas certificadas pelo Inmetro estão sendo cumpridas. Ao todo, conforme ele, são 25 itens que precisam estar dentro destas conformidades.

A inspeção dos itens recolhidos deve ficar pronta ainda este mês. Ao final dos trabalhos, dependendo do resultado, o fabricante pode ser advertido ou multado em até R$ 1 milhão. Os produtos apreendidos, que tiverem os problemas confirmados, vão ser destruídos. O gerente do Ipem destaca que o pai ou responsável precisa ficar muito atento na hora de comprar o material dos filhos. Levar em conta não só o preço, mas, principalmente, a qualidade e a condição dos itens pesquisados.

Na próxima semana, a fiscalização do Ipem vai ser realizada em lojas de material escolar de cidades da região de Londrina. O telefone do Ipem pra denúncias e mais informações é o 0800-645-0102.

Por Guilherme Batista

Comentários