QUINTA, 18/02/2021, 18:53

IPTU em Cambé tem até 25% de desconto para pagamentos à vista.

Valores também são abatidos para quem optar por dividir valor do imposto. Mas, porcentagem varia conforme quantidade de parcelas

Contribuintes que pagam o imposto em Cambé têm até o dia 15 de março para quitarem o tributo com a redução de ¼ no valor atribuído. O desconto é um dos maiores da região. Outras duas datas foram disponibilizadas para quem quiser fazer o pagamento à vista, nos dias 31 de março e 15 de abril. No entanto, o valor do abatimento é reduzido de acordo com o vencimento.

Segundo o secretário municipal de Fazenda Gabriel Cândido, as condições para pagamento são muito positivas. A pasta orienta que o contribuinte não desperdice a oportunidade do desconto.

 

Os moradores ainda podem parcelar em até 10 vezes e contar com dedução no preço. No entanto, a porcentagem do desconto muda, conforme o número de parcelas selecionadas.

Dessa maneira, quem quiser pagar em duas vezes, tem 20% de desconto, enquanto quem optar por três parcelas conta com abatimento de 15% no imposto. A partir de quatro parcelas, o tributo tem redução de 10%. O vencimento da primeira parcela também é no dia 15 de março.

 

 

Até o início de fevereiro, todos os 40.700 carnês do IPTU já haviam sido enviados aos endereços. Cândido explica que ao longo dos anos, a Secretaria de Fazenda optou por mudar a correspondência que, atualmente, envia apenas a primeira das dez parcelas do imposto e a opção de pagamento à vista, principais modalidades adotadas pela população.

Ele destaca que outras opções de parcelamento estão disponíveis no site da prefeitura de Cambé, que também é a principal plataforma para gerar os demais boletos para quem dividiu em dez vezes.

 

Além do portal da prefeitura, a central de atendimento da pasta está disponível, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, para tirar dúvidas dos contribuintes e emitir guias de pagamento para quem não tem acesso à internet.

O secretário de Fazenda calcula que a arrecadação do município com o IPTU 2021 pode chegar a cerca de R$ 18 milhões. Ele explica que a estimativa leva em conta, novos cadastros no sistema da prefeitura, como também a correção inflacionária, de 3,91%.

 

No entanto, Cândido afirma que o valor do imposto no município ainda é atribuído por outro acréscimo, em razão da falta de reposição monetária do IPTU entre os anos de 2009 e 2015. Um termo foi firmado junto ao Ministério Público para corrigir os valores e, com isso, o tributo tem um reajuste de 5,29% a mais, chegando a 9,2%. O acordo vale até 2024.

 

Gabriel Cândido ainda destaca que contribuintes que desejam solicitar a isenção do imposto têm até o dia 15 de abril para fazer o pedido. Neste ano, por conta da pandemia, os atendimentos são realizados apenas com agendamento prévio, pelo telefone 3174-2900. A praça de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda de Cambé fica na rua Pará, número 264.

Por Victor Assis

Comentários