TERCA, 05/01/2021, 17:13

IPVA pode ser parcelado em até cinco vezes no Paraná

Calendário de pagamento tem início no dia 18 de janeiro, mas guias já estão disponíveis pela internet.

A Secretaria da Fazenda ampliou o limite de parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Até o ano passado, no estado do Paraná, o pagamento poderia ser feito em até três vezes, o que, agora, passa para até cinco parcelas, de janeiro a maio de 2021. De acordo com Leonardo Marcon, chefe do setor de IPVA da Receita Estadual, a decisão foi motivada pelo impacto econômico causado pela pandemia no bolso do contribuinte.

Ele explica que os boletos já podem ser emitidos no site da Secretaria da Fazenda desde o primeiro dia do mês, mas que o calendário de pagamentos tem início no dia 18 de janeiro, a partir do final da placa do veículo. O chefe do departamento alerta que nenhum tipo de correspondência relacionada ao imposto será enviada. Além da emissão da guia na página, também é possível fazer o pagamento em caixas e canais de atendimento de bancos credenciados. A relação das instituições habilitadas também está disponível no site da secretaria. Para ambas as operações, o código Renavam será necessário.

Mesmo com a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes, Marcon destaca que pagamentos à vista, com vencimento no mês de janeiro, têm desconto de 3% no valor do imposto. Ele relembra que para obter o certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR, é preciso ter o IPVA quitado. Além disso, o contribuinte que deixar de recolher o imposto, pode ser inscrito no Cadin, um banco de dados com informações de pessoas que possuem pendências com órgãos federais.

As guias de pagamento e a lista de bancos credenciados estão disponíveis no site  www.fazenda.pr.gov.br, na aba Serviços. A relação das datas de vencimento por final de placa pode ser acessada por meio do portal da CBN Londrina www.cbnlondrina.com.br.

Comentários