SEGUNDA, 25/01/2021, 08:06

Janeiro vai ser o mês com o maior número de casos de coronavírus confirmados desde o início da pandemia

Primeiro mês de 2021 já soma 6.333 diagnósticos, "apenas" 400 a menos que o registrado em dezembro inteiro. Prefeito alerta que cidade vive o pior momento da doença.

Os dados divulgados pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, durante live realizada pelo prefeito Marcelo Belinati nas redes sociais neste domingo (24), comprovam que Londrina continua vivendo o pior momento da pandemia de coronavírus. A chamada média móvel de casos, por exemplo, está em 328, 32% maior se comparada ao número registrado há 15 dias, quando a média era de 247 casos diários.

O número total de casos registrado até agora em janeiro também chama a atenção. O primeiro mês de 2021 já soma 6.333 diagnósticos positivos de Covid-19, "apenas" 400 a menos que os 6.734 casos confirmados no mês passado. O prefeito Marcelo Belinati alertou que janeiro vai ultrapassar dezembro na confirmação de diagnósticos, se tornando o mês com o maior número de casos de coronavírus desde o início da pandemia.

Ele destacou que a população precisa continuar fazendo a parte dela, e criticou quem tem minimizado os efeitos trágicos da pandemia.

Outro dado alarmante repassado durante a live envolve a taxa de ocupação de leitos. Neste momento, mais de 90% das vagas de UTI reservadas para pacientes Covid estão sendo usadas. Em tom de desabafo, Belinati voltou a dizer que só a vacina vai resolver a pandemia, e fez um apelo para que, enquanto não há imunização para todos, as pessoas se cuidem.

Diante de uma ocupação tão alarmante, a prefeitura já estuda a possibilidade de contratar novos leitos junto ao Hospital do Coração, que, atualmente, é responsável por vinte vagas SUS exclusivas para pacientes Covid. Vale lembrar que, no ano passado, a prefeitura chegou a manter até 50 leitos no hospital privado. Quem explica é o secretário de Saúde, Felippe Machado.

 

Por Guilherme Batista

Comentários