SEXTA, 08/01/2021, 15:46

Juiz permite que vereador preso tome posse em Alvorada do Sul.

Diogo Canata está preso desde julho, considerado suspeito de comandar um esquema de tráfico de drogas na cidade.

A defesa do vereador reeleito Diogo Canata entrou com mandado de segurança na Justiça para que ele tome posse do cargo na Câmara de Alvorada do Sul. Em sessão realizada na última quarta-feira, a nova mesa diretora do Legilsativo negou o pedido para que ele assumisse o cargo de forma virtual. E o juiz Lincoln Rafael Horácio, de Bela Vista do Paraíso permitiu, nesta sexta-feira, a posse de forma on-line.  

Canata está preso desde julho em uma operação da Denarc na qual ele é considerado suspeito de comandar um esquema de tráfico de drogas na cidade. Na ocasião, foram aprendidos mais de 30 quilos de crack que estavam com o irmão do vereador.

Mesmo detido, Canata foi o quarto mais votado nas eleições de novembro, com 251 votos. O advogado do vereador, Rafael Garcia, defende que a posse deveria ser realizada por videoconferência ou até por meio de uma procuração. Na negativa, a mesa diretora argumentou que as possibilidades não eram previstas no regimento interno da Câmara. Garcia rebateu.

A Câmara de Vereadores de Alvorada do Sul tem prazo de 120 dias para convocar um suplente. A defesa acredita na possibilidade de que haja inclusive uma reversão no processo criminal antes destes quatro meses.

Enquanto a questão da posse não é resolvida, a nona cadeira da Câmara de Alvorada do Sul segue vaga. O primeiro suplente de Diogo Canata no Partido Liberal (PL) é Marquinho Tanajura, que fez 110 votos.

Comentários