QUARTA, 05/06/2019, 09:04

Junho Vermelho alerta para a importância da doação de sangue

Centro de Londrina deve ganhar novo ponto de coleta

Foram iniciadas nesta semana as atividades do Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação regular de sangue. Nos últimos quatro anos, o Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina registrou aumento de 70% no número de doadores, que saltaram de 700 para 1.200 por mês. Apesar disso, o volume ainda não é considerado suficiente, principalmente no mês de junho. O vereador Junior Santos Rosa, autor do projeto que criou o mês de conscientização, falou sobre a iniciativa.

Um dos focos da campanha é no esclarecimento de informações falsas que tratam de possíveis malefícios causados pela doação de sangue e envolvem mitos como ganho de peso e transmissão de doenças.

Aproveitando a abertura do Junho Vermelho, a diretoria do Hemocentro do HU confirmou a instalação de um novo espaço para coleta de sangue na região central da cidade: a antiga Clínica Odontológica Universitária, na rua Pernambuco. O local precisa passar por uma reforma que custaria cerca de 400 mil reais. Em abril, os vereadores entregaram ao governador Ratinho Júnior uma carta reivindicando a verba para a obra.

Enquanto o novo espaço não sai do papel, as doações podem ser feitas no Hemocentro do Hospital Universitário, que funciona de segunda a sexta das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e levar um documento oficial com foto.

Comentários