SEGUNDA, 06/08/2018, 19:01

Justiça começa a preparar eleições em Londrina, que terá 12% a mais de votantes indo às urnas em outubro

Número de eleitores saltou de 330 mil para mais de 370 mil na cidade, mas zonas eleitorais diminuíram de sete para quatro. Na prática, no entanto, nada muda, segundo juiz que coordena os trabalhos.

A Justiça Eleitoral em Londrina já iniciou os preparativos para a realização das eleições em outubro. Atualmente, servidores do órgão estão visitando os locais de votação pra garantir que todos eles possuem condições de receber as urnas eletrônicas. Quem explica é o juiz coordenador do processo na cidade, Rodrigo Afonso Bressan.

A Justiça também vai precisar lidar com um aumento considerável no número de eleitores em Londrina. De 2014 para cá, o salto foi de 330 mil pra mais de 370 mil votantes, que, segundo o juiz, vão exercer a democracia nos mesmos locais de votação, apesar da diminuição, de sete para quatro, no número de zonas eleitorais. O coordenador das eleições garantiu que, na prática, nada muda para o eleitorado.

Ao todo, são 372 mil e oito eleitores aptos a votar em Londrina e Tamarana. Foram elencados 138 locais de votações e 1.120 seções eleitorais. A previsão é de que 4.500 mesários trabalhem no primeiro turno das eleições, marcado para o dia 7 de outubro.

O coordenador das eleições lembrou, ainda, que, como o pleito é estadual e nacional, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral, TRE, Tribunal Superior Eleitoral, TSE, julgar as candidaturas registradas pelos partidos. Já em Londrina, o poder de polícia foi designado à 42ª zona eleitoral, que vai ficar responsável por julgar as denúncias contra os candidatos, como a de propaganda irregular, por exemplo.

Por Guilherme Batista

Comentários