QUARTA, 17/03/2021, 10:22

Justiça de Londrina condena mais doze réus da Operação Sicário

Acusados vão cumprir pena por tráfico de drogas, associação criminosa e até tortura. Decisão é mais um desdobramento da força-tarefa do Gaeco que, em 2019, desbaratou uma mega organização, comandada por uma facção criminosa, que atuava de dentro dos presídios de todo o estado.

A 3ª Vara Criminal de Londrina condenou mais doze réus envolvidos com a mega organização criminosa desbaratada pela Operação Sicário, do Ministério Público (MP). A decisão foi divulgada pela assessoria do MP nesta quarta-feira (17). Dez dos acusados vão cumprir pena por, efetivamente, integrarem o grupo. Também foi apurada a prática de outros crimes, como tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e até tortura.

De acordo com a decisão, os réus faziam parte de gangues distintas, acusadas de comandar o tráfico de drogas em Ivaiporã, no norte do estado, e na área central de Londrina. Um dos acusados, que exercia grande influência sobre pelo menos um dos grupos, foi condenado a uma pena de 26 anos e 10 meses de reclusão. Os demais receberam penas que variam entre 3 anos e 20 anos e 6 meses de reclusão.

Em entrevista à CBN nesta quarta-feira, o promotor do Gaeco, Leandro Antunes, lembrou que a decisão judicial reflete apenas uma pequena parcela de toda a investigação realizada desde 2019, quando mais de cem pessoas foram denunciadas criminalmente por envolvimento no esquema. Segundo as denúncias, a mega organização, comandada por membros de uma facção criminosa de dentro dos presídios, ditava o ritmo para a execução de diversos crimes em cidades de todo o norte do estado.

Entre os crimes, segundo o promotor, estão os relacionados ao chamado tribunal montado pela facção para julgar rivais e desafetos. Parte dos condenados na última decisão, inclusive, teria sequestrado e torturado uma pessoa a mando da organização.

Antunes lembrou também que as denúncias continuam a ser analisadas pela Justiça, e que novas condenações relacionadas à Sicário devem sair em breve.

Por Guilherme Batista

Comentários