SEXTA, 21/09/2018, 19:12

Justiça determina prisão de quadrilha que negociava cerca de 40 quilos de drogas por mês em Cornélio Procópio

Dois casais da cidade comandavam o tráfico em vários municípios aqui da região. Uma submetralhadora também foi apreendida com o grupo, que teria ligação com uma facção criminosa que atua nos presídios.

O Juiz da Vara Criminal de Cornélio Procópio aceitou a denúncia apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça da cidade contra 35 pessoas por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse de armas de fogo de uso restrito. A Justiça determinou a conversão das prisões temporárias em preventivas, sem prazo, para 29 pessoas presas no dia da operação, além de decretar a prisão de mais uma pessoa envolvida com a quadrilha. Os outros cinco denunciados pelo MP vão responder ao processo em liberdade.

De acordo com o promotor Francisco Ilídio Lopes, a investigação revelou dois casais que comandavam a quadrilha e toda a negociação da droga. A investigação descobriu ainda algumas pessoas sem histórico criminal que participavam do esquema.

Lopes afirma ainda que o grupo distribuía droga para outras cidades da região e também teria conexões com uma organização criminosa que atua em todo o país e tem líderes em presídios aqui do Paraná e de São Paulo.

A denúncia é resultado das investigações da Operação Abaddon, deflagrada pelo Ministério Público local em julho. O promotor diz que a quadrilha atuava no atacado e negociava mais de 40 quilos de diferentes tipos de drogas por mês.

Com o grupo foi apreendida também uma submetralhadora, de uso restrito das forças de segurança. Segundo o promotor, as escutas autorizadas pela justiça e a análise de documentos e celulares apreendidos durante a operação forneceram, além de provas para a denúncia, elementos para novas investigações.

O promotor acredita que o julgamento dos 35 denunciados deve ocorrer ainda esse ano.

Comentários