SEGUNDA, 10/08/2020, 12:03

Justiça eleitoral de Londrina fechou 70% dos colaboradores para trabalhar nas eleições municipais

Fórum Eleitoral aposta na parceria com universitários para completar a equipe de voluntários para realização do pleito

A Justiça Eleitoral em Londrina precisa de cinco mil colaboradores para conseguir realizar cada turno das eleições municipais aqui no município e em Tamarana. Até agora 70% dos mesários foram fechados pelo Fórum Eleitoral de Londrina. Para completar esse quadro de pessoal para o primeiro e segundos turnos marcados para 15 e 29 de novembro, a aposta está na parceria com os estudantes universitários.

Segundo juiz Luiz Valerio dos Santos, diretor do fórum eleitoral de Londrina, por conta da situação de combate à pandemia pela COVID-19, a recomendação é de não convocar de profissionais da saúde e idosos. Além dos voluntários já cadastrados para eleições anteriores, o perfil universitário passou a ser o foco, uma vez que, em tese, há menor possibilidade de enquadramento dos voluntários em grupos de risco.

Em Londrina oito instituições firmaram convênio com o Fórum Eleitoral: PUC-PR, Faculdade Positivo, Faculdade Teológica Sul Americana, Unicesumar Campus Londrina, UEL,, Pitágoras e Unopar. O estudante que participar terá auxilio alimentação e bonificação de 30 horas para participar do primeiro turno, como atividade extracurricular.

O mesário voluntário ainda tem vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital e isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.

Em Londrina, são 376.073 eleitores aptos a votar nessas eleições municipais de 2020. Serão 983 sessões espalhadas em 143 locais de votação. Ao todo serão precisos quase 4 mil mesários e mais de mil funcionários da Justiça Eleitoral para fazer toda a logística do pleito.

Por Guilherme Marconi

Comentários