TERCA, 23/10/2018, 18:12

Justiça Eleitoral finaliza preparativos para domingo com lacração e auditorias de urnas

Juiz destaca clima de tranquilidade do primeiro turno aqui na cidade e afirma que principal preocupação nessas eleições continua sendo as fake news.

Foram dezenas e dezenas de notícias falsas ao longo dos últimos meses e que se intensificaram agora em Outubro.

Uma delas, que circulou bastante pelas redes sociais, dizia que a Polícia Federal teria apreendido uma van lotada de urnas eletrônicas adulteradas. A falsa notícia apontava ainda que dos 152 votos encontrados na tal urna, 121 estariam em nome de um candidato. A informação foi desmentida pela justiça eleitoral.

Em outro caso de fakenews, um vídeo mostrava uma urna supostamente com problemas. Quando a pessoa digitava o número 1, a tela mostrava a imagem de um candidato. Mas, o TRE de Minas Gerais comprovou que se tratava de uma montagem.  

O juiz Rodrigo Bressan, da 146ª zona eleitoral de Londrina, que coordena as eleições na cidade, diz que o volume de falsas notícias desse pleito exigiu um esforço extra de toda a justiça eleitoral para desmentir os boatos e garantir a confiabilidade das urnas eletrônicas.

O juiz explica que a semana foi de checagem geral das urnas, com os mesmos procedimentos realizados no primeiro turno e em eleições passadas, como a chamada lacração das urnas e as auditorias de algumas delas nas quatro zonas eleitorais da cidade.

Rodrigo Bressan destaca a tranquilidade do primeiro turno aqui na cidade. O juiz espera o mesmo clima de paz para o segundo turno e ressalta algumas regras básicas para evitar problemas.

Segundo o TRE, Londrina tem 372 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo. Quase 60 mil londrinenses estão com o título cancelado e outros 3.900 títulos estão suspensos. São eleitores com algum tipo de condenação na justiça e que por isso estão impedidos de votar.

Comentários