SEGUNDA, 09/11/2020, 15:34

Justiça Eleitoral realiza últimos testes das urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno

Cerimônia contou com a presença de partidos políticos, entidades de classe e foi aberta a imprensa

Quatro urnas de Londrina e uma de Tamarana que serão utilizadas no próximo do domingo (15), data do primeiro turno, foram testadas em cerimônia pública no Fórum Eleitoral nesta segunda-feira.  O evento contou com a presença de entidades de classe como Ordem dos Advogados, partidos políticos e órgãos de imprensa.

 A auditoria é feita para garantir a segurança do voto. Em Londrina serão 983 urnas eletrônicas e foram preparadas 131 reservas. Em Tamarana são 20 sessões e 4 urnas reservas.

De acordo com o diretor do Fórum Eleitoral de Londrina, Luiz Valerio dos Santos, a auditoria é fundamental para demonstrar a lisura do processo eleitoral e a inviolabilidade da urna eletrônica.

Para a presidente da OAB Londrina, Vania Queiroz, o momento atual do País demonstra que o processo eleitoral está avançado e corre de forma transparente e segura.

Após a últimas cerimônia com o lacre das urnas, o juiz coordenador das eleições municipais informa que a logística para distribuição dos equipamentos já está pronta para garantir a votação de mais de 376 mil eleitores aptos a votar e dos quase 3 mil mesários que irão trabalhar no domingo em Londrina. Além da urna, cada sessão irá receber o kit de higiene para garantir a segurança sanitária.

 

Por Guilherme Marconi

Comentários