QUINTA, 25/10/2018, 18:41

Justiça Eleitoral simula votação e faz auditoria em urnas eletrônicas que serão usadas neste domingo

Cinco urnas das quatro zonas eleitorais da cidade foram auditadas e liberadas para votação.

A auditoria é uma exigência da legislação, que determina a escolha por amostragem de, pelo menos, uma urna eletrônica de cada uma das quatro zonas eleitorais da cidade. Do total de 1.120 equipamentos que serão usados em Londrina neste domingo, cinco passaram pelo procedimento.

O juiz eleitoral Luis Eduardo Nardi, da 157ª zona, explica que a auditoria simula uma votação do início ao fim e tem como objetivo principal fazer uma última checagem geral das urnas.

A auditoria é aberta ao público e teve a participação de representantes de partidos políticos, de promotores de justiça e de um grupo de alunos do colégio Hugo Simas, que acompanhou todo o processo e simulou a votação em uma das urnas. Convidada pelo juiz, a reportagem da CBN Londrina também simulou o voto para checagem de outro equipamento.

Duas das cinco urnas selecionadas para a auditoria foram motivo de reclamação de eleitores no primeiro turno. Um casal londrinense teria feito uma denúncia ao TER afirmando que digitavam apenas um número e já aparecia a foto de um candidato. Caso semelhante foi amplamente divulgado nas redes sociais nas últimas semanas e acabou desmentido como mais uma fakenews. Os dois eleitores foram convidados a acompanhar a auditoria, mas não apareceram.

No final da auditoria, é impresso um boletim de urna e os equipamentos são desligados e encaixotados novamente. Segundo o juiz Rodrigo Bressan, da 146ª zona eleitoral, no sábado o TRE promove uma nova auditoria, por meio de sorteio, em urnas de todo o estado e no domingo tem mais uma checagem cerca de uma hora antes do início da votação.

Na manhã desta sexta-feira, as urnas seguem para as mais de 1.100 seções eleitorais, distribuídas em 138 locais de votação da cidade.

Comentários