SEGUNDA, 16/07/2018, 06:35

Justiça impede provas de laço no Campeonato Nacional do Quarto de Milha

Juiz determinou R$ 100 mil de multa por prova, se descumprida a ordem.

Começou no último sábado e segue até o próximo domingo o Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha em Londrina, no Parque de Exposições Ney Braga.

Antes da abertura oficial do evento, a Justiça impediu que provas de laço fossem realizadas durante o Campeonato.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Organização Não Governamental – ONG, entrou com o pedido ainda na sexta-feira para impedir que as provas ocorressem.

O Juiz Luiz Gonzaga Tucunduva de Moura alegou, “a ordem constitucional tende a reconhecer a vida do animal não humano como um fim em si mesmo e não como instrumento de satisfação das vontades do ser humano”.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha - ABQM entrou com um pedido ao Juiz Tucunduva, de reconsideração do impedidito, mas foi rejeitado.

Mesmo assim, a ABQM entrou com recurso à instância superior, em Curitiba, ao Tribunal de Justiça do Paraná. Mas até o fechamento dessa edição não houve manifestação da Justiça em favor da Associação.

Nossa reportagem tentou contato com a ONG, mas não recebemos retorno até o fechamento dessa edição.

Apesar disso o evento seguiu com outras provas. No total são 8 mil participantes e ao longo da semana pretende movimentar mais de R$ 12 milhões. Essa é a 41ª edição do Campeonato, é o maior evento da raça na América Latina com competições de 19 modalidades, feira de produtos e insumos relacionados às atividades equestres, inclusive moda country, com exposição de animais e a realização de leilões.

De acordo com Henrique Campana, diretor de esportes da ABQM, são participantes de 20 estados do Brasil. A previsão é que circulem diariamente pelo parque, nos nove dias de evento, mais de 10 mil pessoas. As competições são realizadas em três pistas. Mais de dois mil cavalos participam do campeonato.

O competidor Octavio Faria, de Maringá, compete na prova de três tambores, desde os 11 anos de idade compete e cria e até treina os próprios cavalos para as competições, e viaja o País todo, já ganhou vários prêmios. Para ele essa competição é a mais importante para a carreira dele, por ser um evento nacional com vários competidores.  

O Paraná tem o segundo maior plantel de Quarto de Milha do país, com 47 mil animais registrados. São cerca de 10 mil proprietários de animais da raça no estado, sendo mais de 5 mil criadores.

Comentários