SEGUNDA, 19/06/2017, 00:20

Levantamento da Prefeitura identificou até agora cerca de 20 mil imóveis com construções irregulares

Quem ampliou ou construiu sem autorização pode procurar a prefeitura para regularizar a situação espontaneamente ou então, além de arcar com o novo valor do IPTU, ainda vai ter que pagar uma multa.

Com o levantamento, o Município vai convocar todos os donos de imóveis com algum tipo de construção irregular. O secretário de Fazenda e de Planejamento, Edson de Souza, explica que os proprietários que comparecerem à prefeitura espontaneamente vão apenas ser tributados em função do aumento detectado na área construída dos imóveis. Mas aqueles que forem convocados e não atenderem o chamado vão receber a visita da fiscalização e, além do novo valor do IPTU, terão que pagar também uma multa.

A Prefeitura está usando fotografias aéreas para comparar com os dados cadastrados dos imóveis. Um trabalho em parceria com o Sistema de Informação Geográfica de Londrina, o Siglon. Segundo o secretário, para esse trabalho o Município está utilizando uma nova ferramenta que agiliza todo o processo.

O trabalho de revisão e atualização da base cartográfica começou em fevereiro. Em três meses, os técnicos já desenharam a área de mais de 75 mil imóveis, de um total de 165 mil. De acordo com Edson de Souza, o levantamento já detectou cerca de 20 mil imóveis em situação irregular.

O secretário alerta que quem fez alterações no imóvel e não informou ao município, pode fazer isso voluntariamente na Praça de Atendimento da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, do meio dia às 18h. Basta levar os documentos pessoais e as informações do imóvel.

Comentários