SEGUNDA, 29/07/2019, 06:00

Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt aponta que baixou a infestação da dengue em Cambé

Mas a cidade mantém alerta com mais de 880 casos da doença.

A Secretaria de Saúde de Cambé divulgou o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt - LIRAa realizado entre os dias 1º e 7 de julho em todas as regiões do município.

De acordo com o levantamento, a cidade apresenta um total de 0,3% de infestação do mosquito, um número inferior ao último LIRAa realizado em maio, com 1%.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde – OMS preconizam que o percentual seja abaixo de 1%.

De acordo com a coordenadora de endemias, Nelci Mariano, o resultado do LIRAa é satisfatório, mas o alerta à população se mantém, já que a cidade tem hoje 885 casos confirmados da doença nos últimos 11 meses. 

Algumas regiões da cidade de Cambé apresentaram índices preocupantes de infestação. A região do Ana Rosa registrou a maior incidência de focos do mosquito, com 4,54% dos imóveis, seguido pelo jardim Cristal com 4%. A área central da cidade também apresentou uma porcentagem acima do recomendado de imóveis com alguma infestação, 2,63%.

Nessas regiões as ações como o “Bota Fora”, que a população coloca objetos em desuso nas calçadas para a prefeitura recolhes, estão sendo intensificados.

Por Bruno Carraro

Comentários