QUARTA, 14/06/2017, 19:05

Levantamento mostra que 27% dos devedores do Paraná têm entre 30 e 39 anos

Dívidas do consumidor paranaense caíram mais de 7% em maio, a 13º queda consecutiva.

O levantamento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Faciap, revela que quase 27% dos paranaenses que estão inadimplentes têm entre 30 e 39 anos. Essa é a faixa etária com o maior número de devedores no estado. Para o vice-presidente da Faciap, Claudenir Machado, o dado pode ser explicado por ser uma fase em que os consumidores têm gastos extras e com mais pendências financeiras, acabam ficando com algumas contas atrasadas.

Em seguida, aparecem os consumidores entre 40 e 49 anos, que representam pouco mais de 21% dos devedores do estado, e os que têm idade entre 50 e 64 anos, com 19%. O número total de devedores no Paraná registrou queda de 4,6% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação dos últimos doze meses, a redução nas dívidas do paranaense foi de quase 8%. Foi a 13ª queda mensal consecutiva. O vice-presidente da Faciap avalia que essa queda tem como uma de suas causas a liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS.

De acordo com Claudenir Machado, o devedor paranaense está privilegiando o pagamento das contas mais importantes, para evitar os cortes do serviço. O vice-presidente da Faciap destaca ainda que os devedores precisam ficar atentos aos débitos com os bancos, que aqui no estado representam mais de 45% de todas as dívidas e podem se tornar uma bola de neve.

A queda mais expressiva na comparação anual, ocorreu nas contas de água e luz, que registraram uma redução de 38% nos débitos.

Comentários