TERCA, 12/02/2019, 20:03

Licitação para construção da nova sede do SAMU é aberta, mas início da obra depende de um novo laudo que abone qualquer contaminação no terreno escolhido

O prédio está previsto para ser levantado em um antigo posto de combustíveis ao lado da rodoviária.

A prefeitura de Londrina publicou o edital para contratação de uma empresa que vai executar as obras de construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

O prédio está previsto para ser construído ao lado do Terminal Rodoviário de Londrina, na Avenida Dez de Dezembro.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, no total são R$ 4,7 milhões de recursos do município em convênio com o governo do estado.

Mas para início das obras, mesmo depois de todo o processo licitatório ser realizado é preciso que um novo laudo do Instituto Ambiental do Paraná – IAP seja apresentado sobre o solo do terreno escolhido para construir o prédio.

O Ministério Público acompanha a possível execução da obra de construção da sede SAMU em Londrina.

Um laudo inicial já havia apontado que o local estava contaminado. Foi solicitado um novo laudo que deve sair em breve. O local está abandonado há mais de seis anos, quando o município retomou as áreas públicas onde estavam instalados seis postos da Petrobras.

Em 2014 foram feitos os primeiros estudos de materiais coletados no local pelo IAP, que apontaram contaminação de hidrocarbonetos no solo e água subterrânea.

O prazo para execução das obras desde a ordem de serviço é de um ano. A expectativa é que o laudo novo do solo chegue junto com o fim do processo licitatório, ainda nesse semestre e se constatada contaminação o espaço poderá ser trabalhado para reverter a contaminação.  

A central de regulação do SAMU funciona em dois locais: em um prédio na Alameda Manoel Ribas, perto da Catedral; e em outro espaço na Rua Dib Libos, região leste. Com a nova sede, todas as estruturas do serviço vão funcionar no mesmo local.

O prédio também vai abrigar o heliponto do Samu. 

Comentários