SEGUNDA, 23/05/2022, 17:35

LIRAa aponta Incidência de quase 5% da dengue em Rolândia

Em alguns bairros, como a Vila Operária, o índice acima de 10% preocupa a Secretaria de Saúde.

A cada 100 residências visitadas em Rolândia, cinco apresentaram a presença de criadouros mosquito transmissor da dengue. O índice de infestação em 4,9% feito pelo 3º LIRAa, Levantamento Rápido do Aedes Aegypt entre os dias 9 e 13 maio. O número alto risco preocupa a prefeitura já que a OMS, preconiza um índice de até 1% como aceitável.

Segundo a secretária municipal de saúde, Karla Ulinski, o índice é bem acima da média espera para a estação de outono, que é um período de menos chuvas e mais frio. Algumas localidades como a vila operária, a incidência foi de 15%.

Os principais criadouros do mosquito em Rolândia são vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, representando 45% do total.  Já entulhos como plásticos, garrafas pet e restos de construção representam quase 33%.  A secretária diz que ações pontuais serão realizadas para remoção dos criadouros, mas Karla orienta que a população tem que colaborar para frear os números.

No período compreendido entre o dia 25 julho de 2021 e 23 de maio deste ano, foram notificados no município de Rolândia 2.438 casos suspeitos de dengue.

com 103 foram confirmados como Dengue.

Por Guilherme Marconi

Comentários