SEGUNDA, 09/01/2017, 19:31

Livro de professor da UEL mapeia "cidades fantasmas" do Brasil

Publicação fez um levantamento de diversas povoações brasileiras que sumiram do mapa entre os séculos 19 e 20.

Um levantamento das cidades brasileiras que perderam seus habitantes e são consideradas mortas. Verdadeiras cidades fantasma. Delas só restaram as ruínas e alguns registros históricos. O livro "Povoações abandonadas no Brasil", do professor Nestor Razente, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL, é uma pesquisa inédita das povoações brasileiras que entraram em declínio, foram abandonadas e acabaram se tornando cidades fantasma.

O professor diz que das oito cidades brasileiras que deixaram de existir entre os séculos 19 e 20, ele conseguiu visitar três e reuniu muito material das outras cinco. Entre as causas do desaparecimento dessas cidades, o professor cita a mudança da atividade econômica. E uma dessas cidades fantasmas estava aqui no Paraná. Ararapira ficava no litoral, perto do porto de Paranaguá. Hoje o canal está assoreado, a área urbana foi invadida pelo mar e não há mais ninguém morando por lá.

Até a publicação do livro, que tem 372 páginas, foram quase seis anos de muita pesquisa. De acordo com o professor, há muito mais cidades fantasmas no Brasil. O que falta são registros históricos delas. O professor cita como exemplo, os Estados Unidos, onde há cerca de 900 cidades fantasma catalogadas.

O professor revela que uma segunda edição do livro, com novas cidades fantasma, deve sair em breve, já que ele vem recebendo muitas contribuições de interessados no tema.

Comentários