QUARTA, 16/09/2020, 10:00

Londrina ainda precisa de mil e duzentos mesários voluntários para as próximas eleições

Tribunal regional eleitoral aposta em vantagens como dia de folga no trabalho para atrair interessados

Termina nesta quarta-feira o prazo para nomeação de mesários para trabalharem no primeiro turno das eleições municipais, marcado para 15 de novembro. Apesar disso, interessados em ser voluntários podem continuar se inscrevendo para integrar uma lista de substituições e cadastro de reserva.
Em todo o Paraná, já são 77.170 inscritos. No Fórum Eleitoral de Londrina, que também atende a cidade de Tamarana,são necessários 4.632 mesários. Até o momento, foram recebidos 3.426 cadastros de voluntários, restando portanto 1.206 vagas.

Quem se cadastra como mesário voluntário têm algumas vantagens, como explica o presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Paraná, desembargador Tito Campos de Paula.

Em todo o EStado, serão necessários 85 mil mesários trabalhando para que 8,1 milhões de paranaenses possam exercer o direito do voto. Por conta do cenário de pandemia, foi elaborado um plano de segurança sanitária, sendo obrigatório o uso de máscara durante a votação e de álcool gel antes e depois de se encaminhar à urna eletrônica. Será solicitado que o eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação e não vá acompanhado de crianças.O horário de votação foi ampliado em uma hora, iniciando às 7 horas de manhã e encerrando às 5 da tarde.

O presidente do TRE do Paraná afirma que todas estas medidas representam uma segurança a mais para quem deseja se voluntariar como mesário.

Por Marco Feltrin

Comentários