TERCA, 27/04/2021, 18:42

Londrina começa a cadastrar gestantes e puérperas com comorbidades para vacinação da Covid

Especialista ouvida pela CBN Londrina afirma que não há evidências cientificas sobre qualquer tipo de contra indicação em imunizar gestantes e puérperas com comorbidades e que benefícios da vacinação superam os riscos.

O cadastramento para as mulheres com até 45 dias de pós-parto, as chamadas puérperas, e as gestantes que apresentam comorbidades receberem a vacina contra o coronavirus começou nesta terça-feira. O preenchimento do formulário foi aberto apenas para as mulheres com idade entre 18 e 59 anos que possuam doenças pré-existentes listadas no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Entre as chamadas comorbidades, a doença renal crônica, as doenças cardiovasculares, a diabetes mellitus, a anemia falciforme e o câncer, entre outras, além dos transplantados. E as gestantes e puérperas com doenças pré-existentes, segundo a Prefeitura, independentemente da idade, estão entre os primeiros a receber a vacina, além dos pacientes que fazem hemodiálise e os que têm síndrome de Down.

A infectologista e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HU, Jaqueline Capobiango, destaca que as gestantes e puérperas com comorbidades têm um risco muito maior de desenvolver as formas mais graves da Covid e suas complicações e que por isso as autoridades sanitárias orientam que elas sejam as primeiras a receber a vacina mesmo entre os grupos prioritários.

A infectologista diz ainda que não existem evidências cientificas no Mundo sobre qualquer tipo de contra indicação para a vacinação das gestantes e que os benefícios da imunização para elas superam os riscos, principalmente em relação às mulheres com comorbidades.

O cadastramento das pessoas com comorbidades, sem contar grávidas e puérperas, começou na segunda-feira à noite e poucas horas depois já tinha mais de seis mil inscritos. Apenas nos primeiros 30 minutos, foram mais de 800. Mas, apesar dessa rapidez no cadastramento das pessoas com comorbidades, a vacinação só deve sair no fim de maio, na melhor das hipóteses, de acordo com a Secretaria de Saúde de Londrina. Antes vai ser preciso finalizar a imunização dos idosos.

A estimativa da Prefeitura é de que sejam mais de 25 mil londrinenses com comorbidades, sem contar as gestantes e puérperas. O endereço do portal da Prefeitura para o cadastro da vacinação é o www.londrina.pr.gov.br.

Comentários