SEXTA, 22/10/2021, 12:55

Londrina é preterida por Recife para construção de Escola de Sargentos do Exército

A cidade estava entre as candidatas para receber o empreendimento

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou no final da tarde de quinta- feira (21) que o Alto Comando do Exército definiu a escolha de Recife como o local para a sede da nova ESA (Escola de Sargento das Armas) da Força. Em publicação em seu perfil no Facebook, Bolsonaro disse que estava “de acordo com a decisão”, junto com o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Londrina, Ponta Grossa e Santa Maria no Rio Grande do Sul estavam no páreo para receber o empreendimento. Entidades da sociedade civil organizada, como o Sinduscon Norte e deputados de Londrina, junto com o prefeito Marcelo Belinati ofereceram áreas e tentaram articular para sair na frente nessa disputa.

Entretanto, em abril, o Governo de Pernambuco assinou um termo de compromisso para a instalação de nova escola. Segundo o governo, o empreendimento envolve um investimento de R$ 323 milhões na cidade. Atualmente, a ESA está sediada em Três Corações (MG).

  O Exército Brasileiro, também em nota, agradeceu o empenho de instituições públicas e privadas de todas as cidades e estados envolvidos no processo. Segundo o texto, foram visualizados benefícios para a nova sede da escola, entre os quais estão o aumento da oferta de empregos diretos e indiretos, além do incremento na atividade econômica local. A cidade escolhida, segundo o Exército, será referência nacional e internacional na formação do efetivo profissional de sargentos.

Por Guilherme Marconi

Comentários