SEXTA, 06/09/2019, 14:26

Londrina lança campanha para conscientizar homens pelo fim da violência contra a mulher

Iniciativa segue calendário do projeto Laço Branco, realizado em todo o mundo neste ano para discutir o aumento preocupante no número de feminicidios. No Brasil, pelo menos trezes mulheres são assassinadas todos os dias.

Londrina lançou nesta sexta-feira um calendário próprio voltado à Campanha Mundial do Laço Branco, que discute, há quase 30 anos, a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher. O diferencial desse projeto é que as atividades são voltadas exclusivamente para os homens. É como se a campanha, realizada desde 1991, fizesse a convocação de pais, filhos e maridos em prol do bem-estar e da proteção de suas familiares mais próximas.

Neste ano, o projeto tem como objetivo discutir o aumento preocupante no número de feminicidios, que são os assassinatos cometidos contra pessoas do sexo feminino. No Brasil, por exemplo, pelo menos 13 mulheres são mortas todos os dias. Em 2017, foram registrados mais de 4900 feminicidios, número 30% maior se comparado ao registrado há dez anos.

A elevação significativa, na avaliação da secretária municipal da Mulher, Nádia Moura, serve pra mostrar que o poder público precisa tratar o problema crônico de violência contra a mulher como prioridade. Ela também destacou que o município vai realizar um abaixo-assinado em prol da iniciativa.

O calendário lançado nesta sexta-feira prevê uma série de atividades para os próximos três meses. Vão ser realizadas palestras e oficinas com servidores municipais do sexo masculino. serão apresentados, durante os encontros, dados sobre a Lei Maria da Penha, medidas protetivas, serviços de prevenção e políticas públicas da rede de enfrentamento. O prefeito Marcelo Belinati destaca que a ação vai começar dentro dos órgãos públicos, mas, posteriormente, se ampliará para outros espaços.

A prefeitura também quer firmar parcerias com entidades públicas e privadas para ampliar a divulgação de informações para outros homens. O telefone para mais informações é o 3378-0119.

Por Guilherme Batista

Comentários