QUINTA, 23/01/2020, 18:59

Londrina monta Comitê Intersetorial Regional de Combate à Dengue

Grupo, formado por representantes de diversas instituições do Governo do Estado, se reuniu pela primeira vez nessa quinta-feira e deve apresentar plano de ação já na próxima semana.

Uma estratégia para tentar conter o avanço rápido da dengue pelo Estado. Os Comitês Intersetoriais Regionais de Combate à Dengue estão sendo organizados e montados nas 21 Regionais de Saúde paranaenses. Aqui em Londrina, a primeira reunião do grupo, que é coordenado pela 17ª Regional de saúde, foi na tarde desta quinta-feira, e contou com a participação de representantes de diversos órgãos, como o Núcleo Regional de Educação, e Secretarias estaduais, que tiveram um panorama geral da situação da doença no estado.

Lúcia Lopes, chefe da 17ª Regional de Saúde, responsável por Londrina e mais 20 municípios da região, afirma que com os Comitês, a ideia do Governo é descentralizar as ações e reunir forças com os diversos setores da administração estadual atuando juntos no combate à dengue. Na pauta da próxima reunião do grupo, na semana que vem, a apresentação de um plano com as ações que podem ser realizadas por cada órgão.

Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que a cidade pode ter este ano a pior epidemia de dengue de sua história. São mais de mil casos suspeitos e 64 confirmados até agora em 2020. Duas mortes pela doença também são investigadas.

Lúcia Lopes diz que o cenário é preocupante, não só em Londrina, mas, em todos os outros 20 Municípios sob responsabilidade da 17ª Regional de Saúde. Quatro mortes por suspeita de dengue estão sob investigação aqui na região.

A chefe do Núcleo da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya, explica que vai atuar como uma articuladora das diversas instituições da região que participam do Comitê, que ela destaca como uma prioridade do Governo no planejamento estabelecido para o combate à doença no estado.

O último boletim da dengue, divulgado na terça-feira pela Secretaria Estadual da Saúde, mostrou um aumento de 25% na quantidade de casos de dengue em todo o estado, com mais de 1.500 novas confirmações em apenas uma semana. Quando comparados aos números do mesmo período de 2019, o aumento chega a quase 5.000%. No total, são 24 municípios em situação de epidemia em todo o estado. Aqui na região norte, a novidade da semana é a entrada de Bandeirantes nessa lista.

Comentários