QUINTA, 14/01/2021, 16:38

Londrina organiza estrutura para vacinar 250 mil pessoas contra a Covid-19, mas apenas seis mil profissionais da saúde receberão as doses na primeira etapa da campanha

Secretário de Saúde explica que a imunização, com previsão para ter início ainda este mês, vai ocorrer de forma diferente para cada público-alvo.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, oficialmente curado da Covid-19, garantiu, em entrevista à CBN nesta quinta-feira (14), que Londrina já conta com a estrutura necessária para o início da campanha de vacinação contra o coronavírus. Segundo ele, o município tem plenas condições de vacinar cerca de 250 mil pessoas. Apesar disso, na primeira etapa da campanha, apenas os profissionais de saúde vão receber a imunização. Eles devem ser vacinados com as cerca de 6 mil doses a serem enviadas para a cidade pelo Estado ainda este mês. O Governo do Paraná espera receber cerca de 100 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan, até o próximo dia 25. A vacina, entretanto, com eficácia geral de 50,38%, ainda precisa ser aprovada pela Anvisa. Machado garantiu que, assim que as doses chegarem, a cidade dará início à campanha de vacinação.

 

O secretário de Saúde explicou também que a campanha vai ocorrer de forma diferente para cada público-alvo. Em relação aos profissionais de saúde, por exemplo, conforme ele, a vacinação será realizada de forma presencial nas próprias unidades onde eles trabalham, como clínicas, postos de saúde e hospitais. Quando chegar a vez dos idosos, Machado reconheceu que o município deverá adotar uma abordagem diferenciada, para evitar com que eles sejam expostos. A vacinação por meio do chamado drive-thru, como a que aconteceu contra a gripe no ano passado, não está descartada.

Por Guilherme Batista

Comentários