TERCA, 22/09/2020, 19:26

Londrina passa dos 9 mil casos de coronavírus

Em um único dia, quase 300 diagnósticos foram positivados, mas, segundo a Secretaria de Saúde, mais da metade desses exames são antigos.

Londrina registrou mais 291 casos de coronavírus nesta terça-feira, e chegou aos 9.100 diagnósticos positivos da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais da metade dos quase 300 registros confirmados em um único dia se referem a exames antigos, realizados há três semanas, e que estavam represados no setor de estatísticas da autarquia. Isso se deve, segundo a secretaria, a uma oscilação no sistema operacional de divulgação dos resultados. Já em relação às mortes, o município confirmou mais três óbitos, mas descartou outros dois, de um homem de 71 anos e de uma mulher de 86, que tinham sido computados na última sexta-feira (18) e no sábado, respectivamente. Ou seja, no saldo corrigido, a cidade passa a ter, no acumulado, 237 mortes pela doença.

O boletim desta terça traz a morte de três homens, de 63, 69 e 90 anos de idade. O mais novo morreu em casa no sábado, mas teve a Covid-19 confirmada como causa apenas na segunda-feira. Os outros dois pacientes faleceram no Hospital Universitário também na segunda. Os três tinham comorbidade associadas. Do total de casos de coronavírus, 340 são considerados ativos pelo município. Destes, 263 pacientes estão em isolamento domiciliar e 77 continuam internados (44 em UTI e 33 em leitos de enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos da Terapia Intensiva exclusivos para pacientes Covid é de 64%. Em relação aos de enfermaria, 38% deles estão ocupados no momento.

 

Paraná

 

Em todo o estado, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, mais 2.165 casos de coronavírus foram confirmados nesta terça-feira, além de 39 mortes pela doença. No acumulado, já são 165.927 diagnósticos positivados e 4.142 óbitos no Paraná.

Entre os mortos, são 18 mulheres e 21 homens, com idades que variam entre 21 e 94 anos. Três desses óbitos foram registrados em julho, e os demais entre 1º de setembro e esta terça-feira. Duas das mortes aconteceram em Jataizinho, na região metropolitana de Londrina. Ainda no norte do estado, foi registrado um óbito em Bandeirantes, Faxinal e Rolândia.

Já em relação aos pacientes internados, são 464 em leitos de UTI e 475 nos de enfermaria. Há, ainda, outros 1.070 paranaenses internados, 458 deles na Terapia Intensiva, que aguardam resultados de exames.

Por Guilherme Batista

Comentários