SEGUNDA, 28/10/2019, 19:03

Londrina produz quase 296 mil toneladas de entulho da construção civil todos os anos

Solução é planejamento e reciclagem para reduzir o volume.

Dados divulgados Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais apontam que quase 296 mil toneladas de resíduos da construção civil são gerados todos os anos em Londrina.

Os dados levam em consideração o índice do Ministério do Meio Ambiente, de 520 kg de Resíduos da Construção Civil - RCC por ano a cada habitante.

Muito desse material não é reaproveitado. Dados apontam que 98% dos resíduos poderiam ser reutilizados na mesma obra.

O Caderno Técnico sobre Resíduos Sólidos publicado pelo Crea-PR aponta que a atividade é  pouco debatida.

De acordo com o Engenheiro Ambiental e Presidente da Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais – Anpea, Rafael Ciciliato, o Brasil reaproveita 21% dos resíduos da construção civil. Na Alemanha, por exemplo, o índice chega a 90%. A solução é planejamento e reciclagem para reduzir o volume.

Em Londrina, desde 12 de abril deste ano, o munícipe deve apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil - PGRCC para obras residenciais, comerciais ou demolições acima de 500m². Para edificações que demandam licenciamento ambiental municipal, o PGRCC deverá ser apresentado para fins de licenciamento ambiental. Já para obras menores de 500 m², o recomendado é fazer o descarte dos ecopontos indicados pelo próprio município.

Qualquer um pode denunciar o descarte irregular.

Para denuncias de descarte irregular a população pode ligar na Guarda Municipal 153 ou na CMTU 3379-7905 e ainda na SEMA 3372-4750.

Por Bruno Carraro

Comentários