TERCA, 24/07/2018, 19:26

Londrina recebe evento internacional de torra de café até domingo

Roaster Camp of Brazil traz para a cidade, especialistas dos maiores centros produtores e consumidores da bebida no mundo. Norte do estado já é destaque na produção de cafés especiais.

O Roaster Camp of Brazil é inspirado em um evento similar realizado há muitos anos nos Estados Unidos e na Europa. Além dos convidados estrangeiros, participam mais de 45 pesquisadores, baristas, produtores e mestres de torra de café brasileiros.

É a 1ª edição do evento, que é promovido por uma empresa exportadora de cafés especiais de Jacarezinho. O sócio Edgard Bressani conta que o principal objetivo do encontro é a troca de experiências sobre o universo do café, a torra, as novas técnicas e as máquinas de última geração.

Além das palestras e cursos, o evento vai ter uma competição: o “Desafio de Torra”, que trouxe ao país os quatro primeiros colocados no último campeonato mundial da categoria.  O desafio vai reunir 50 participantes em cinco grupos para uma tarefa relacionada à torra de café. Os times serão liderados por campeões internacionais, como Rubens Gardelli, da Itália, o japonês Hiraku Kondo e Benjamin Pozsgai, da Alemanha.

O empresário afirma que a região norte tem se destacado, cada vez mais, pela produção de cafés especiais, exportados para mais de 20 países. Ele avalia que o café de maneira geral está se sofisticando como o vinho e que há casos de lotes especiais em que a saca do grão chegou a ser vendida por R$ 12 mil.

O campeão brasileiro de barista desse ano, Thiago Sabino, é um dos convidados do evento e vai ser o preparador oficial dos cafés do desafio. Ele explica que de nada adianta ter um excelente grão se o processo de torra e até a moagem, por exemplo, forem feitos de maneira errada e afirma que dá para perceber a diferença pelo visual. 

O evento segue até o próximo domingo, na sede do IAPAR.

Comentários