SEGUNDA, 22/04/2019, 06:20

Londrina registra aumento de 20% na mortalidade infantil em dois anos

Só em 2018, 161 crianças morreram vítimas de doenças. Um debate vai ser organizado pela secretaria municipal de saúde para discutir a gravidade da situação.

Segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Municipal (Ipardes), a mortalidade infantil em Londrina cresceu de 2016 para 2018. Em dois anos, o índice saltou de 8,7% para 10,46%, considerando um caso a cada mil nascidos vivos. A gerente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal, Sônia Fernandes confirma a preocupação diante desse aumento de 20%.

Ainda segundo o Ipardes, em 2018, duas crianças menores de cinco anos e uma menor de um ano morreram por doenças infecciosas e parasitárias. Por conta de complicações no aparelho respiratório, foram sete crianças menores de cinco anos e cinco antes de completar um ano de idade. Por isso, ela afirma que é preciso considerar vários fatores na análise das causas, que começam por uma gestação problemática. Ou seja, a maioria dos casos é considerada evitável.

Os dados mostram ainda que, no ano passado, foram 80 mortes, sendo metade de crianças com menos de um ano e a outra menores de menores de cinco anos por conta de afecções originadas no período perinatal. A má formação congênita fez 46 vítimas.

Um debate sobre o assunto vai acontecer em Londrina, ainda sem data definida, para discutir quais as causas desse aumento de mortalidade em crianças com até um ano de idade. Representantes de entidades ligadas à saúde pública e outros órgãos devem participar.

No total, de acordo com informações coletadas pelo Ipardes foram 73 mortes de bebês e 88 de crianças com menos de cinco anos de idade.

Por Claudia Lima

Comentários