SEGUNDA, 29/04/2019, 15:38

Londrina registra baixíssima procura pela vacina contra a gripe

Secretaria de saúde incentiva o público alvo a se imunizar contra o vírus Influenza, que já matou uma pessoa no Paraná.

A Secretaria Estadual de Saúde, antes mesmo das temperaturas caírem no Paraná, já registrou uma morte pelo vírus Influenza. A vítima era de Cascavel. E aqui em Londrina, a procura pela vacina contra a gripe está muito aquém do esperado. Na primeira semana, quando a expectativa era vacinar 24 mi pessoas, mas apenas seis mil procuraram os postos de saúde para se imunizar. O secretário municipal de saúde, Felipe Machado destaca que essa segunda semana, quando mais pessoas entraram no grupo de risco, também apresentou baixíssimos números.

Além das crianças de até seis anos, das gestantes e mulheres que ganharam bebê até 45 dias, agora, também têm direito a se imunizar, pessoas maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada. A expectativa é que 180 mil londrinenses tomem a vacina. O secretário destaca a importância de não demorar. A aplicação da vacina antes da queda das temperaturas ajuda a garantir a imunidade para o frio.

O dia D de vacinação contra a gripe será no próximo sábado, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para a campanha, que termina no dia 31 de maio.

Por Claudia Lima

Comentários