QUARTA, 23/01/2019, 16:29

Londrina registra em janeiro temperatura mais alta dos últimos 13 anos

Sensação térmica chegou aos 39º C durante a tarde de terça-feira. Temperaturas só devem cair um pouco no início de fevereiro com a chegada de uma frente fria.

O recorde desta terça-feira foi registrado No Iapar por volta das 15h. Nesse horário, os termômetros da instituição marcaram exatos 35.3°C. Desde 2006, quando foi registrado 35.1º C, a cidade não enfrentava uma temperatura tão alta. A sensação térmica foi de 39º C. A meteorologista do Iapar, Heverly Morais, diz que a pouca chuva registrada em janeiro, e que vem desde dezembro, é a principal causa desse calorão. Foram apenas 130 mm, menos da metade dos 400 mm registrados no mesmo mês do ano passado.

Segundo a meteorologista, à meia-noite de terça os termômetros registraram 26º C. A mínima, no fim da madrugada, lá pelas 5hrs, foi de 23º C. Na quarta-feira, as temperaturas caíram um pouco, por causa do tempo nublado, mas o calorão continuou. A máxima foi de 32.4°C no meio da tarde. Mas a sensação térmica chegou aos 37º.

Heverly Moraes diz que sem uma sequência boa de dias chuvosos o calor vai continuar.

De acordo com a meteorologista, por enquanto, não há previsão de chuvas mais prolongadas, que refresquem um pouco o clima. Para esta quinta-feira, a previsão é de mais calor, com a máxima na casa dos 33 ºC, e aquela chuvinha de fim de tarde que não resolve muito o problema.

Segundo Heverly Moraes, as frentes frias estão chegando bem fracas ao estado, e às vezes nem aparecem.

O jeito é torcer para que a chuva, de verdade, chegue logo. Mas, a meteorologista diz que isso só deve ocorrer lá pelo início de fevereiro, com a chegada de uma nova frente fria que se desloca do sul do continente.

Comentários