SEGUNDA, 01/07/2019, 06:35

Londrina será primeira cidade do estado a receber novo caminhão plataforma de combate a incêndio

Equipamento importado da Finlândia já está no comando geral dos Bombeiros em Curitiba e deve chegar à cidade até o fim do mês.

Cada caminhão-plataforma custou aproximadamente R$ 3,5 milhões. O equipamento será apresentado pelo governador Ratinho Junior, nesta terça-feira, na solenidade comemorativa ao Dia Nacional do Bombeiro no quartel geral da corporação em Curitiba.

Desde 2012, quando o Teatro Ouro Verde pegou fogo e a plataforma mecânica quebrou, o Corpo de Bombeiros da cidade estava sem o equipamento. E o 3º Grupamento da Corporação, que funciona aqui em Londrina, deve ser o primeiro a receber o caminhão para combate a incêndio em edifícios e imóveis de grande porte.

O primeiro veículo importado da Finlândia já está em Curitiba, onde fica por alguns dias para treinamento de oficiais e soldados da corporação. Em duas ou três semanas, o equipamento deve chegar à cidade.

A decisão foi comunicada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, ao deputado estadual Tercilio Turini, um dos parlamentares que ajudou a viabilizar a compra do equipamento. O parlamentar diz que foram longos sete anos de negociações e contestações, e, para atrapalhar, no meio do caminho teve a crise econômica.

O major Wilson, do Corpo de Bombeiros, explica que o antigo equipamento era adaptado e nem de longe se compara ao caminhão que está chegando. O major ressalta a importância da plataforma para uma cidade verticalizada como Londrina.

Curitiba e Maringá, que também estavam sem caminhão plataforma, vão receber outros dois equipamentos iguais comprados do mesmo fornecedor finlandês. Eles devem chegar ao estado até o fim desse mês.

Comentários