SEXTA, 29/05/2020, 18:37

Londrina tem 16.595 casos confirmados de dengue e 25 mortes pela doença

Apesar da redução nas últimas semanas o número de notificações se aproxima de 41 mil.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde divulgou no último boletim da dengue em Londrina houve redução no número de casos notificados da doença nas últimas semanas.

Há um mês o setor de epidemiologia, constatou uma queda no número semanal de suspeitos de dengue.

A pior semana de dengue foi com 4600 notificações, nas ultimas semanas, caiu para menos de 100 notificações possíveis da doença.

No total a cidade tem 16.595 casos confirmados. São 40.985 notificações, dessas 5.334 descartados e 10.039 em análise.

O número de mortes pela doença na cidade é assustador. São 25 mortes confirmadas e 10 outros casos ainda em investigação.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, o motivo da queda é pela ação de todos os trabalhos de limpeza e conscientização desenvolvidos, e pela ausência de chuvas no período, queda de temperatura, mas o cuidado deve ser constante.

As ações de combate ao mosquito transmissor da doença não param. Nesse período estão sendo feitos mutirões em diversos bairros que chegará a todas as regiões de Londrina.

Londrina conta com uma unidade de referência para atender os casos relacionados à dengue, que é o Centro Especializado em Atendimento à Dengue, localizado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte, na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind. O local funciona todos os dias da semana, das 7h até 1 hora da manhã.

Outras UBSs da cidade também estão recebendo pacientes com suspeita de dengue. As exceções ficam por conta das seis unidades que estão direcionadas apenas para o atendimento de casos relacionados ao coronavírus e a doenças respiratórias: Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte) e Vila Ricardo (leste), e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que funciona diariamente, 24h, somente para esta finalidade.

A população pode fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, entre eles terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. O contato pode ser feito pelo telefone 0800-400 1893, de segunda a sexta-feira, entre 8h da manhã e 5h da tarde.

Comentários