QUINTA, 09/04/2020, 18:31

Londrina tem 8.460 casos confirmados de dengue com 13 mortes pela doença, só nesse ano

Outras 16 mortes estão sendo investigadas. O município mantém ações como o “Bota Fora”, nesse fim de semana será na região sul da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os números atualizados da dengue em Londrina. Segundo o boletim nenhum caso novo de dengue foi confirmado na cidade e apenas oito foram notificados. Além disso, outros oito aguardam os resultados dos exames laboratoriais.

Desde a primeira semana epidemiológica até o momento, Londrina notificou 25.548 doentes, sendo que destes registrou 8.460 confirmações da doença e 4.347 casos suspeitos foram descartados.

No total a cidade tem 13 mortes pela doença. A cidade vive desde fevereiro uma epidemia da doença.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fenandes, 16 mortes seguem esperando o resultado do laboratório para saber se a causa da morte foi dengue.

Ainda de acordo com Sônia Feranandes, apesar de os números da dengue estarem diminuindo semanalmente, é preciso que a população utilize o tempo em que está em casa para cuidar de seu jardim e manter os locais que podem acumular água parada cobertos e guardados em locais fechados. Muitos moradores não estão recebendo os agentes de endemias nas casas com medo da transmissão do Coronavírus. Apesar da pandemia do Covid-19 as ações de combate permanecem na cidade.

Para ajudar a manter a cidade limpa e a população a descartar corretamente os materiais que podem proliferar a dengue, a Prefeitura de Londrina com a liderança da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), está fazendo vários mutirões de limpeza, os chamados “Bota Fora Unidos Contra a Dengue”. Até o momento, os servidores municipais e funcionários da CMTU já recolheram 607 caminhões de entulhos e de lixo.

Entre hoje e sábado, o mutirão está acontecendo nos bairros Piza, José Bastos e Neman Sahyun, na região sul, onde a população pode colocar nas calçadas em frente às casas tudo aquilo que elas querem descartar. Entre os materiais aceitos para o descarte estão: pedaços de madeira, peças sanitárias, restos de construção, móveis velhos e outros.

Além de todos os serviços municipais disponíveis, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia de imóveis ou áreas que contenham focos do mosquito Aedes aegypti, abrangendo terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação deste vetor. O contato está disponível pelo 0800-4001893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.                  

Comentários