QUARTA, 31/03/2021, 10:25

Londrina tem saldo superior a 1.500 novos empregos em fevereiro.

Dados do Caged mostram que o setor de serviços impulsionou a economia com criação de mais da metade das novas contratações.

Dados referentes a fevereiro mostram que Londrina teve um saldo positivo de 1.534 novos postos de trabalho.  Em todo o Estado, a cidade ficou em quarto lugar na geração de empregos no período, atrás de Curitiba (13.061), Maringá (1.895) e Cascavel (1.570).

Foi o segundo mês consecutivo em que Londrina registrou um saldo de mais de mil empregos criados, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na tarde desta terça-feira (30) pelo Ministério da Economia.  No segundo mês do ano, foram contratados 7.417 trabalhadores, frente a 5.883 desligamentos.

Destaque maior para o setor de serviços, responsável por 862 dessas novas vagas. O comércio também teve uma grande participação com 326 novos postos de trabalho criados.   Em terceiro lugar aparece a indústria e de construção mantiveram aquecidos e, juntos, geraram 354 empregos.  A agropecuária foi único segmento de estagnação com perda de oito vagas.

O secretário municipal de trabalho, emprego e renda, Gustavo Santos, explicou que o setor de serviços ganhou incremento com postos de trabalho que ajudam as empresas como e-commerce devido ao confinamento das pessoas com a pandemia.

Outros prestadores de serviços domésticos também estão entre os contratados que impulsionaram o saldo positivo no Caged londrinense.

Segundo Santos, no mês de março por conta do endurecimento das medidas restritivas há uma tendência de estabilização.

O Paraná teve o melhor desempenho dentre os estados do Sul e o terceiro maior saldo de todo o País. O Estado criou 41.616 vagas de emprego com alta de 70% em relação a janeiro.

Os setores que mais se destacaram em fevereiro no Paraná foram o de serviços com 17.819 postos, seguido pela indústria da transformação (9.090) e comércio (8.302).

Por Guilherme Marconi

Comentários