QUARTA, 21/07/2021, 19:30

Londrinenses com 37 anos ou mais já podem agendar vacinação contra Covid

Ampliação da faixa etária da campanha de imunização foi divulgada na noite de quarta-feira. Mais de 28 mil vagas para aplicação estão disponíveis.

Mais de 40 mil vacinas anti-covid, entre primeiras e segundas doses, chegaram à Londrina na quarta-feira. O quantitativo faz parte do novo lote de imunizantes distribuídos aos municípios pelo governo estadual. Ao todo, mais de 377 mil unidades devem ser encaminhadas às 22 Regionais de Saúde do Paraná. Para a 17ª, que atende aos 21 municípios aqui da região, quase 68 mil doses foram reservadas.

Do todas as vacinas recebidas por Londrina, 13.494 são destinadas à primeira aplicação da população geral. Este quantitativo é composto, em grande parte, pelo imunizante CovidShield, da AstraZeneca, mas também conta com doses da Coronavac e da Pfizer.

Uma outra parcela do lote encaminhado ao município, cerca de 26.600 unidades (entre vacinas de Oxford e do Butantan), vai ser utilizada para completar a imunização, com a segunda dose, de alguns públicos prioritários, como idosos de 60 a 64 anos, grupos com comorbidades, forças de segurança e salvamento, além de pessoas com deficiência permanente, profissionais da Assistência Social e trabalhadores da Educação.

Com a chegada do novo reforço, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a faixa etária do público-alvo da vacinação contra a Covid-19. Os londrinenses com 37 anos ou mais vão poder agendar a primeira aplicação do imunizante, como explica o secretário Felippe Machado.

São 28 mil vagas disponíveis a partir deste sábado (24) e cinco postos de vacinação vão atender a população: o Centro de Imunização da Zona Norte, além das Unidades Básicas de Saúde do Jardim do Sol, Alvorada, Ouro Branco e Eldorado.

O cadastro no portal da prefeitura segue liberado para a população a partir dos 30 anos. Este grupo deve acessar o site e preencher as informações que fazem parte do registro. No entanto, o secretário municipal de Saúde diz que este procedimento não deve ser ampliado a novas idades, por enquanto, já que depende de novas remessas de vacinas para atender aos próximos públicos.

De acordo com a última atualização do vacinômetro municipal, 263.427 londrinenses já tomaram a primeira dose da vacina e 108.043 pessoas já foram completamente imunizados, seja por duas aplicações ou com imunização em dose única.

Por Victor Assis

Comentários