SEGUNDA, 24/12/2018, 07:18

Londrinenses selecionados para a maior competição de educação profissional do mundo

Dois estudantes do Senai aqui da cidade vão para a etapa mundial da WorldSkills na Rússia, em 2019.

Dos três paranaenses campeões em suas modalidades na etapa nacional da competição e que vão para o WorldSkills 2019 na Rússia, dois são aqui de Londrina: a ganhadora na modalidade Tecnologia da Moda, Isabele da Silva, e o vencedor na modalidade Redes de Cabeamento Estruturado, Lucas Lenzi. Com isso, o estado já garantiu o melhor resultado da história, ficando em segundo lugar no ranking Brasil. A WorldSkills é uma competição que ocorre a cada dois anos e reúne os melhores estudantes do mundo em profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.

A reportagem da CBN Londrina conversou com os dois campeões. O londrinense Lucas Lenzi, de 19 anos, se mostra entusiasmado com a oportunidade de representar o país no exterior. E agora se prepara para morar quase oito meses em Brasília. Sem palavras para definir o momento, Lucas define a experiência como algo que já mudou a vida dele. O treinamento intensivo com todo o time do Brasil começa em janeiro e só termina dias antes da competição, em agosto.Entusiasmado com as novidades e desafios da profissão, Lucas, que já teve uma experiência internacional competindo pelo Brasil na etapa continental da competição no Chile, explica o que são exatamente as redes de cabeamento estruturado e para que servem.

Já a estudante Isabele da Silva, de 18 anos, que foi a ganhadora na modalidade Tecnologia da Moda, nasceu em Cambé, mora em Rolândia e estuda aqui em Londrina. Ela diz que começou o treinamento para a competição no início de 2017, participou da seletiva estadual em setembro e com o ouro, a preparação se intensificou e ela venceu também a etapa nacional.

Isabele conta que a escolha pela profissão é influência de família, a mãe também é da área.

O terceiro representante paranaense na etapa mundial é Eduardo Felipe Benvegnir, de Cascavel, que venceu a etapa nacional na modalidade Tecnologia Automotiva.

Comentários