TERCA, 17/10/2017, 19:20

Mães criam movimento para derrubar determinação que quer acabar com o ensino integral para crianças de 4 anos em Londrina

Grupo já fez abaixo-assinado e procurou o Ministério Público contra a medida. Por outro lado, Secretaria de Educação argumenta que restrição vai gerar mais vagas para alunos de até 3 anos de idade.

Mães de todas as regiões da cidade criaram um movimento nas últimas semanas para acompanhar a determinação da Secretaria de Educação que quer cortar o ensino integral para crianças que têm 4 anos e estão matriculadas nas creches municipais de Londrina. A informação pegou muitas delas de surpresa no momento em que procuraram a secretaria para atualizar o cadastro dos filhos e dar andamento às matrículas. Patríca Caldas, que encabeça o grupo, destaca que a decisão da Secretaria, tomada segundo ela sem a aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, vai na contramão do que foi discutido e decidido com as famílias durante uma audiência pública no final do ano passado.

O movimento também recolheu mais de 300 assinaturas contra a determinação da secretaria. O abaixo-assinado foi entregue no Ministério Público, que já abriu um processo para acompanhar a situação. Patrícia destaca que se a medida for mantida, muitas mães vão precisar largar o emprego para cuidar dos filhos no turno em que eles não estarão nas creches.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, reconhece que a restrição vai prejudicar muitos alunos, mas destaca que o município precisou fazer uma escolha para poder cumprir uma regulamentação do ano passado, que prevê que toda as crianças de até 6 anos precisam estar matriculadas e estudando em escolas e creches da cidade. Além disso, segundo ela, a medida vai conseguir reorganizar o sistema da educação infantil, abrindo mil novas vagas para crianças que têm entre zero e três anos de idade.

Por Pauta CBN

Comentários