SEGUNDA, 05/06/2017, 18:38

Maio Amarelo alcança mais de 200 mil pessoas em Londrina

Campanha teve como objetivo principal fazer com que as pessoas reflitam sobre o número de mortos e feridos no trânsito.

Foram quase cinco semanas de ações educativas, com abordagens em bares e baladas, conscientização sobre o uso de vagas exclusivas de estacionamento, além de orientação aos motoristas sobre o uso da faixa de pedestre. Segundo a CMTU, mais de 200 mil pessoas foram alcançadas pelas atividades da campanha. O Maio Amarelo tem como principal objetivo fazer com que o cidadão reflita sobre os números de mortos e feridos nos acidentes de trânsito. Carlos Eduardo Ribeiro, Coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, diz que percebeu nas pessoas, tanto motoristas quanto pedestres, uma preocupação maior com o trânsito.

Em Londrina, o Maio Amarelo foi realizado em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, empresas e outras entidades. O balanço do Maio Amarelo mostra que a “Blitz da boa conduta”, em que os motoristas sem multas na carteira recebiam uma notificação sobre suas boas maneiras ao volante, mais de 700 condutores foram abordados. Nos bares e restaurantes, mais de 2 mil pessoas fizeram o teste do bafômetro. O pessoal da campanha visitou ainda cinco estacionamentos de supermercados e shoppings e distribuiu a chamada multa moral para mais de 500 pessoas que usavam as vagas reservadas a idosos e deficientes físicos. Nos cruzamentos da cidade, a campanha orientou quase mil pedestres sobre a forma correta de atravessar a pista. Para Carlos Eduardo Ribeiro, o saldo da campanha foi bastante positivo, não só pelo número de pessoas atingidas, mas também por levar a uma reflexão sobre o tema.  

Durante as cinco semanas da campanha, houve distribuição de 500 bafômetros descartáveis, panfletos educativos, porta copos com mensagens alertando sobre a perigosa combinação entre bebida e direção, além de fitas amarelas, o símbolo da campanha. Segundo o coordenador de educação no Trânsito da CMTU, com o fim da campanha o foco da CMTU se volta para a faixa de pedestre.

Comentários